quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Tomo IV: Os Gatunos...

Era noite cerrada. E como noite cerrada que era não via ponta de corno - nem a do nariz quase por assim dizer.

Andava à coca. Que isto de ser guarda não é vida fácil. Ainda há pouco ressonava que nem um mocho e agora, posto o problema, tinha de o achar. Esse gatuno não me escapa !

Pé-ante-pé, lá fui andando pelo matagal fora, lentamente, como quem não quer a coisa.

(mais um ruido).... (silêncio de morte)....

Isto estava bonito estava. Mas contra factos não haverá argumento possível, o gajo andava aí .. e era o dever de um guarda apanhá-lo.

(agora outro mais forte)....

Parecia que o malandro andava a brincar com a morte. Ai mas se o catasse havia de ver como lhas mordia.
Mordia e abanava, q'isto p'ra matar tem de ser como manda a cartilha. Morde-se, abana-se, morde-se mais um bocado, abana-se mais um bocado. Quando o tic-tac deixa de fazer tic, morde-se mais um bocado, e a pouco e pouco nem o tac se sente.. (suspiro)...

Vou p'ra trás daquela moita, hoje o bandido não me há-de escapar !

(já lhe ouço a maquinaria toda a dar horas)....

Deve andar por perto o desgraçado. Se lhe filo o dente ...

(mais um ruido)...

Pareçe mais assustadiço o "quase finado" isto deve estar p'ra breve. Só espero que ele não me ouça, que ontém foi uma correria dos diabos e depois nada.

E eu que não posso correr muito que se me dão as securas todas e depois é a noite inteira a emborcar água.

(mais um)... o desgraçado deve andar ali a cavar atrás do montinho... é agora !!
...
...
Corro, desvio, corro mais, desvio mais ainda, corro, desvio... cabrão do rato ! E fugiu-me outra vez o desgraçado!!!

E desta vez levava uma batata na boca! Mas como é que não o ouvi cavar daquela maneira?!! Que raios! Com o chão gelado como está o tipo deve ter aberto o buraco com os dentes - que de patas não ouvi nada!
Mas fica p'ra próxima !! ahh se fica !!!

Ai as securas ... tá na hora de uma litrada .. e mais uma noite sem o apanhar, e mais uma batata p'ra dar contas de manhã à patroa...

Que desgraçada vida a de cão !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário